Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra o poder da Igreja na Idade Média

Historiador Marcelo Cândido da Silva volta ao programa para explicar como o cristianismo influenciou os costumes da sociedade medieval

Na Trilha da História

No AR em 04/06/2019 - 09:50

O Na Trilha da História desta semana traz a segunda parte da entrevista com o historiador Marcelo Cândido da Silva sobre a Idade Média. Desta vez, o assunto é a influência da Igreja na sociedade medieval. O pesquisador é doutor em História Medieval pela Universidade de Lyon, na França, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “História Medieval”, lançado pela Editora Contexto.

Historiador Marcelo Cândido da Silva, autor do livro "História Medieval"

De acordo com Marcelo Cândido da Silva, a forma como homens e mulheres viviam na sociedade medieval era determinada pelas regras e pelos costumes relacionados ao cristianismo. A Igreja regulava os casamentos, a criação dos filhos, as relações de trabalho e a importância das pessoas na sociedade. O pesquisador ensina que quem não seguia os dogmas cristãos estava sujeito a punições muito severas, aplicadas pelo tribunal da Inquisição.

Livro "História Medieval", do historiador Marcelo Cândido da Silva
Livro "História Medieval", do historiador Marcelo Cândido da Silva (Foto: Isabela Azevedo/EBC)

No episódio da semana passada, Marcelo Cândido da Silva falou sobre outros temas relacionados ao período medieval, como os bárbaros e o feudalismo. Para ouvir, clique aqui

Trilha Sonora

A trilha sonora desta semana é proporcionada pela banda Blackmore’s Night. As músicas têm uma estética bem medieval. Confira a lista: “Under A Violet Moon”, “Loreley”, “Ghost of a Rose”, “Shadow of the Moon” e “Queen for a Day”.

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 04/06/2019 - 10:12 - Episódio Na Trilha da História - Idade Média - Parte 2

Mais do programa