Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História traz novo olhar sobre a Idade Média

Durante a entrevista, o historiador Marcelo Cândido da Silva desmistifica aspectos sobre a Idade Média e mostra lados positivos e negativos do período

Na Trilha da História

No AR em 27/05/2019 - 10:54

O tema do programa de estreia da quarta temporada do Na Trilha da História é a Idade Média, situada geralmente entre a queda do Império Romano (476 d.C.) e o início das grandes navegações, no final do século XV. Durante a entrevista, o historiador Marcelo Cândido da Silva desmistifica a ideia de que o período teria sido marcado por um completo regresso cultural e econômico. O pesquisador é doutor em História Medieval pela Universidade de Lyon, na França, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “História Medieval”, lançado pela Editora Contexto.

Livro "História Medieval", do historiador Marcelo Cândido da Silva

O historiador explica que o período medieval foi marcado por contrastes. Houve, de fato, segundo ele, momentos muito sombrios, com crises de fome e epidemias de pestes. A pobreza foi devastadora, limitando a expectativa de vida aos trinta e poucos anos nos séculos VI e VII em várias regiões do ocidente, por exemplo. Por outro lado, foi durante a Idade Média que as universidades se difundiram e que, por meio da escrita, o pensamento de autores antigos foi preservado para as futuras gerações.

Historiador Marcelo Cândido da Silva, autor do livro "História Medieval"

Este é o primeiro de dois episódios com o historiador Marcelo Cândido da Silva. No próximo programa, ele mostra o papel da Igreja na sociedade medieval.

Trilha Sonora

As músicas deste episódio foram compostas e interpretadas pela banda alemã Faun, que tem uma sonoridade bem medieval. Confira a lista: “Warte auf mich” (composição de Boden e Hampf); “Federkleid” (composição de Fiona Frewert, Katja Moslehner, Oliver As Tyr, Rüdger Maul, Ingo Politz e Stephan Groth); “Diese Kalte Nacht” (composição de Oliver Pade, Oliver As Tyr e Niel Mitra); “Tanz Mit Mir” (composição de Harmurt Krech, Mark Nissen, Niel Mitra e Frank Ramond); “Walpurgisnacht” (composição de Oliver S. Tyr and Stephan Groth); e “Satyros” (música tradicional).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 27/05/2019 - 11:11 - Episódio Na Trilha da História - Idade Média parte 1

Mais do programa