Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra as origens da Segunda Guerra

Neste mês em que o início do conflito completa 80 anos, o historiador Bruno Leal explica as principais causas da guerra

Na Trilha da História

No AR em 23/09/2019 - 09:23

O Na Trilha da História desta semana trata do período entreguerras e das origens da Segunda Guerra Mundial. Neste mês de setembro, completam-se 80 anos do início do conflito. O entrevistado deste episódio é o historiador Bruno Leal, doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB), além de fundador e editor do portal Café História

Durante a entrevista, Bruno detalha temas como o Tratado de Versalhes (que atribuiu a culpa pela Primeira Guerra Mundial à Alemanha), a Grande Depressão, além do surgimento do nazismo alemão, do fascismo italiano e do socialismo autoritário soviético.  

 

Trilha Sonora

A trilha sonora deste episódio é proporcionada pelo guitarrista de jazz cigano nascido na Bélgica Django Reinhardt. Ele foi perseguido pelos nazistas durante a ocupação alemã em Paris, em 1943. Confira a lista de músicas: “Charleston” (composição de James P. Johnson e Cecil Mack / interpretação de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); “China Boy” (composição de Phil Boutelje e Dick Winfree / interpretação de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); “St. Louis Blues” (composição de W.C. Handy e interpretação Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); “Minor Swing” (composição e interpretação de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); “Nuages” (composição de Django Reinhardt e interpretação de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); e “Brazil (Aquarela do Brasil)” (composição de Django Reinhardt e Ary Barroso / interpretação de Django Reinhardt).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro, às 23h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 23/09/2019 - 09:23

Mais do programa