Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra os 520 anos do descobrimento do Brasil

Historiador Marcos Costa e músicas de Antonio Nóbrega mostram as consequências da exploração da nova terra pelos europeus

Na Trilha da História

No AR em 22/04/2020 - 11:44

Para marcar os 520 anos da chegada das caravelas portuguesas, o Na Trilha da História propõe uma mistura equilibrada entre entrevista e músicas para falar sobre a expedição de Cabral, a relação com os indígenas, a escravidão e a produção de açúcar. Enquanto o historiador Marcos Costa relata os fatos históricos ocorridos a partir daquele 22 de abril de 1500, as composições do violinista e cantor pernambucano Antonio Nóbrega expõem, de forma sensível, as belezas e as tristezas da nova terra, explorada à custa de muito sofrimento humano.

Livro do historiador Marcos Costa e discos de Antonio Nóbrega, que baseia o Na Trilha da História desta semana

 

O historiador Marcos Costa é doutor em História Social pela Universidade Estadual Paulista, a Unesp, e autor de “O livro obscuro do descobrimento do Brasil – como magia, ciência, religião e lutas pelo poder fizeram parte do projeto de conquista do Brasil”, lançado pela editora Leya. Já Antonio Nóbrega é um artista pernambucano de múltiplos talentos, que tem um expressivo trabalho ligando a cultura popular à música, à dança e ao teatro. Na década de 70, ele foi convidado a integrar o Quinteto Armorial, grupo de música de câmara que trabalhava com temas tradicionais nordestinos, quebrando barreiras entre a canção popular e a música erudita.

 

Trilha Sonora

Todas as canções deste episódio abordam o descobrimento do Brasil e estão incluídas nos discos-espetáculos “O marco do meio-dia”, “Madeira que cupim não rói” e “Lunário Perpétuo”. Confira a lista: “Viagem maravilhosa” (composição de Antonio Nóbrega, Braulio Tavares e Wilson Freire / interpretação de Antonio Nóbrega); “Romance da Nau Catarineta” (composição de Ariano Suassuna baseada em poema popular / interpretação de Antonio Nóbrega); “Olodumare” (composição de Antonio Nóbrega e Wilson Freire / interpretação de Antonio Nobrega); “Quinto Império” (composição de Antonio Nóbrega e Wilson Freire / interpretação de Antonio Nobrega); e “Chegança” (composição de Antonio Nóbrega e Wilson Freire / interpretação de Antonio Nobrega).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no sãbado, às 17h, e no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 22/04/2020 - 12:38 - Episódio Na Trilha da História - Descobrimento do Brasil 2

Mais do programa