Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destrincha os acontecimentos de 1789

Neste segundo episódio sobre a Revolução Francesa, o historiador Daniel Gomes de Carvalho narra os momentos mais importantes da tomada de Paris, incluindo a queda da Bastilha e as jornadas de outubro

Na Trilha da História

No AR em 20/07/2022 - 14:30

Nesta semana, o historiador Daniel Gomes de Carvalho volta ao Na Trilha da História para explicar os principais acontecimentos de 1789, ano da Revolução Francesa. Neste segundo episódio sobre o tema, o pesquisador aborda temas como a queda da Bastilha, a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e os protestos das peixeiras de Paris, as chamadas “jornadas de outubro”.

Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro "Revolução Francesa", lançado pela editora Contexto

Daniel Gomes de Carvalho é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), e autor do livro Revolução Francesa, da coleção História na Universidade, lançado pela editora Contexto.

Na semana que vem, Daniel retorna ao programa para falar sobre o julgamento e a decapitação do rei Luís XVI e da rainha Maria Antonieta, além do passo a passo da revolução até a ascensão de Napoleão Bonaparte. Para ouvir o primeiro episódio da maratona, sobre o contexto da Revolução Francesa, clique aqui.

Trilha Sonora

Todas as canções deste episódio são do musical La Révolution Française, uma obra de Claude-Michel Schönberg e Raymond Jeannot, descrita como uma ópera-rock, que passou a ser encenado em Paris em 1973. O espetáculo narrava os principais acontecimentos relacionados à revolução, entre os anos de 1789 a 1794. Confira a lista de canções: Les Étas Généraux, Charles Gautier, Retour de la Bastille, À bas tous les privilèges, Déclaration des droits de l'homme et du citoyen e Ça ira.

Conheça o Na Trilha da História:

Confira os horários do programa:

Sábado, 8h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 20/07/2022 - 14:42 - Episódio Na Trilha da História - Revolução Francesa Parte 2

Mais do programa