O historiador Carlos Fico volta esta semana ao Na Trilha da História para aprofundar o debate sobre a violência praticada na época da ditadura militar (1964-1985). Desta vez, o pesquisador compartilha com os ouvintes suas impressões sobre áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) captados entre 1975 e 1979. Durante esses julgamentos, destinados a tratar de denúncias de crimes políticos, os ministros se pronunciavam sobre alegações de torturas praticadas pela Polícia Militar e por oficiais do exército contra os réus nos processos.
Esses áudios, que permaneceram secretos durante muitas décadas, são o foco do estudo do pesquisador. Atualmente, o pesquisador está analisando as gravações das sessões do STM feitas entre 1980 e 1985. No total, são cerca de dez mil horas de registros em áudios desses julgamentos.
Carlos Fico é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e um dos maiores pesquisadores brasileiros no período da Ditadura Militar.
Trilha Sonora
Confira a lista de músicas deste episódio: “Opinião” (composição de Zé Kéti e interpretação de Nara Leão), “Viola enluarada” (composição dos irmãos Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle / interpretação de Marcos Valle e Milton Nascimento), “Para não dizer que não falei das flores” (composição e interpretação de Geraldo Vandré), “Angélica” (composição e interpretação de Chico Buarque) e “Apesar de Você” (composição e interpretação de Chico Buarque).