Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relembra o período da redemocratização

Neste episódio, o historiador Antonio José Barbosa relembra a fase que vai do governo Figueiredo à eleição de Tancredo e narra a luta do povo brasileiro pela volta das eleições diretas

Na Trilha da História

No AR em 16/08/2023 - 12:44

O Na Trilha da História desta semana trata do período que vai do início do governo do general João Figueiredo (1979- 1985) às eleições indiretas de Tancredo Neves (janeiro de 1985) à presidência da república. O convidado deste episódio é o historiador Antonio Barbosa, professor aposentado de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB).

Apresentadora Isabela Azevedo entrevista o historiador Antonio José Barbosa

 

Histórico

Em 1979, no início do governo de Figueiredo, foi aprovada a Lei da Anistia, que permitiu o retorno dos exilados políticos, mas também a impunidade dos torturadores e assassinos do regime. Em 1983, começou uma campanha popular pelo voto direto. Conhecida como “Diretas Já”, a mobilização tomou o país por quase um ano.

O clamor das ruas pressionou o Congresso Nacional, que votou em abril de 1984 a chamada "Emenda Dante de Oliveira", que devolveria ao cidadão o direito ao voto para presidente. Mas a proposta não obteve os votos necessários. A próxima eleição presidencial foi indireta, com a participação apenas dos congressistas. O experiente político mineiro Tancredo Neves foi eleito em janeiro de 1985: o primeiro civil a chegar ao poder depois de 21 anos de governos militares.

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora desta semana: “Clube da Esquina nº 2” (composição de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges / interpretação de Nana Caymmi); “O bêbado e o equilibrista” (composição de Aldir Blanc e João Bosco / interpretação de Elis Regina); “A semana do João” (composição e interpretação de Juca Chaves); “Meu país” (composição e interpretação de Martinho da Vila); “Menestrel das Alagoas” (composição de Milton Nascimento e Fernando Brandt / interpretação de Fafá de Belém); e “Vai passar” (composição e interpretação de Chico Buarque).

Criado em 16/08/2023 - 14:25 - Episódio Na Trilha da História - Redemocratização

Mais do programa