Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalista narra histórias e polêmicas protagonizadas pelos Jesuítas no Brasil

Na Trilha da História desta semana ainda traz músicas interpretadas por Roberto Carlos, Cartola e Tim Maia

Padres que protegeram os índios da escravidão enquanto utilizavam o trabalho forçado de negros africanos. A jornada dos Jesuítas no Brasil colonial é repleta de polêmicas. Para divulgar as experiências dos principais membros da Companhia de Jesus, o jornalista Tiago Cordeiro escreveu o livro "A grande aventura dos Jesuítas no Brasil".

"Eles não pensavam duas vezes. Compravam e vendiam escravos negros com a justificativa bem cínica de que o escravo africano não tinha alma", conta Tiago, que também destaca os benefícios que os Jesuítas trouxeram para a formação do país.

Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio mostra a forte influência católica na formação da cultura e das músicas brasileiras: "Jesus Cristo" (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com interpretação de Roberto Carlos ); "Grande Deus" (Composição e interpretadção de Cartola); "Salve Nossa Senhora" (composição de Carlos Imperial e Eduardo Araújo, interpretação de Tim Maia); "Ave Maria Sertaneja" (composição de Julio Ricardo e O. de Oliveira, interpretação de Luiz Gonzaga); e "Romaria" (composição de Renato Teixeira e interpretação de Elis Regina).

Confira aqui os horários do programa completo
Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

 

 

Criado em 22/12/2016 - 19:38 e atualizado em 22/12/2016 - 20:09

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa