Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Designer curitibana é finalista em prêmio de jovens inventores com absorvente sustentável

Ouça entrevista com Rafaella de Bona Gonçalves, que desenvolveu projeto contra a pobreza menstrual

Nacional Jovem

No AR em 25/05/2022 - 14:05

O Nacional Jovem conversou com Rafaella de Bona Gonçalves, designer de produtos e serviços e indicada para a 1ª edição do Young Inventors Prize do Escritório Europeu de Patentes com o projeto que pretende combater a pobreza menstrual no Brasil, o absorvente higiênico sustentável. 

Rafaela trabalha desde 2018 nessa ideia, que tinha como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e como trabalho de conclusão cada um tinha que escolher um dos objetivos para fazer a proposta de um produto. O primeiro objetivo era acabar com a pobreza em todas as formas em todos os lugares com o lema: "Agir local para ter impacto global".  

E foi assim que a jovem, que mora em Curitiba, ao conversar com moradoras de rua descobriu a pobreza menstrual, que como mulher nunca tinha parado para pensar, já que ter um absorvente era algo tão básico. 

Outros públicos desse absorvente, segundo ela, "são as mulheres em cárcere e os homens transexuais. Também pensei na questão de uma embalagem agênera, que englobasse mais pessoas".

Ouça mais no player acima. 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 25/05/2022 - 17:36

Mais do programa