Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova fase de vacinação contra o HPV já está disponível gratuitamente no Pará

Este ano, a vacinação foi ampliada para meninas de 9 a 13 anos, e

Nesta segunda-feira (30), o programa Nacional Jovem conversou com Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa),  sobre a nova fase da vacina contra o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, e a importância da prevenção contra a doença.

 

Conforme a profissional, o Brasil tem hoje um número muito alto  de mulheres que morrem vítimas de câncer de color de útero, e o HPV, o papilomavírus humano, está diretamente associado aos casos dessa doença tão fatal.

 

Segundo a coordenadora, isso não significa que alguma pessoa que seja portadora do HPV venha a ter câncer de color de útero. No entanto, a profissional destaca que em todos os casos de câncer de color de útero, é possível encontrar o vírus HPV. Por isso por uma questão de saúde pública, e com intuito de reduzir os casos de morte no Brasil, vacina-se as meninas como uma forma de prevenção. “Com essa medida se espera que entre 10 a 15 anos haja uma redução significativa nos  casos de adoecimento e morte de mulheres por câncer de color de útero”, afirma Jaíra.

 

Ouça também: Escola estimula o uso de redes sociais como forma de aprendizagem

 

Este ano, a vacinação foi ampliada para meninas de 9 a 13 anos, e também estará disponível para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos portadoras do HIV. A coordenadora explica, que o motivo dessa ampliação é justamente porque é na menor idade, o momento certo de se  fazer a prevenção. “Nesta fase a possibilidade de contato com o vírus  é menor, o que aumenta a eficácia e a eficiência da vacina”, salienta a coordenadora.

 

Jaíra também alerta sobre as fases da vacina. “A vacina perpassa por três doses, a primeira dose que é muito importante, a segunda dose que deve ser tomada com seis meses, e a terceira que deve ser realizada após 60 meses, realizar essas fases é indispensável para o sucesso do processo”, acrescenta a profissional.

 

Para os pais que questionam se vale a pena levarem as filhas para vacinar, a coordenadora alerta, que prevenir ainda é o melhor remédio. “Vacinando as nossas meninas, hoje, nós proporcionaremos proteção para as nossas mulheres na sua vida sexual ativa”, enfatiza Jaíra.

 

Quanto aos locais de vacinação no Pará, a coordenadora diz que todas as salas de vacinação do estado estão preparadas para atender as meninas, sendo necessário apenas um documento de identificação para a confirmação da faixa etária da menina.

 

Confira a íntegra da entrevista!!!!

 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.

 



Criado em 30/03/2015 - 22:32 e atualizado em 01/04/2015 - 09:49

Mais do programa