Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde da mulher: planejamento familiar

O planejamento familiar voltado para as jovens mulheres foi tema do

Saúde sexual e reprodutiva é a expressão que dá lugar ao termo planejamento familiar ao se conversar com jovens sobre responsabilidade sexual. O programa Nacional Jovem dessa quinta-feira (25) conversou com o ginecologista e professor da Escola de Ciências da Saúde, José Domingues, sobre sexualidade responsável e gravidez precoce.

 

O médico explica que o termo planejamento familiar foi substituído para facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos jovens. José conta que a juventude costuma manter um certo distanciamento,e que o jovem estranha pensar em formar família ou ter filhos. Assim, a expressão “saúde sexual e reprodutiva” facilita a abordagem por trazer à tona temas como proteção sexual e exercício da sexualidade sem que esteja implícito o planejamento de um filho.

 

José Domingues reforça que quando se trata de saúde sexual cabe ao Estado o fornecimento e acesso contínuo aos métodos contraceptivos como a camisinha e a pílula anticoncepcional. Conta que ainda hoje algumas unidades de saúde da federação não mantêm uma rotina de abastecimento desses remédios e preservativos, o que prejudica uma menina que faz uso mensal de pílula anticoncepcional, por exemplo.

 

O direito sexual e reprodutivo da jovem é o poder de exercer a sexualidade protegida por métodos anticoncepcionais. “A escola é o meio mais importante para que a gente alcance nosso projeto de vida”, diz José que conta que as meninas infelizmente costumam abandonar os estudos ao engravidarem. “O filho é um incentivo para continuar na escola”, reforça.

 

Os jovens não levam em conta a importância de métodos contraceptivos justamente por acharem que não estão sujeitos a doenças sexualmente transmissíveis ou a alguma gravidez indesejada, conta o médico. “Eles [os jovens] estão tendo relações [sexuais] cada vez mais cedo”, afirma José que diz que a abordagem dos pais tem que se distanciar da proibição e repreensão e se focar mais em passar informações sobre métodos de proteção. “Se proteja, se cuide, evite doenças sexualmente transmissíveis”, finalizou.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC



Saúde da mulher: métodos anticoncepcionais

Saúde sexual é tema do Dito e Feito

Criado em 25/06/2015 - 21:53 e atualizado em 25/06/2015 - 18:13

Mais do programa