Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia da Família ou Dia dos Pais?

Na contramão da tradição, data nasceu em uma escola do RJ com objetivo de não excluir nenhuma criança nem gerar preconceito

Natureza Viva

No AR em 11/08/2019 - 08:00

O Natureza Viva deste domingo (11) conversou com a psicóloga e vice-reitora da Unipaz - a Universidade Holística Internacional de Brasília, Lydia Rebouças sobre o Dia dos Pais. Para que algumas crianças não sejam excluídas e sofram preconceito, será que não seria melhor comemorarmos o Dia da Família? Na contramão da tradição, a origem da data nasceu em uma escola do RJ que diante de inúmeros prostestos na data acabou elegendo o Dia dos Pais como Dia da Família. 

Apesar da polêmica, Lydia acredita que a ideia é bem-vinda: "Quando se decreta o Dia da Família está se honrando essa pluralidade com a qual as famílias se apresentam no nosso mundo atual. Porque hoje nós temos famílias do casal tradicional heterossexual, família com duas mulheres, família com dois homens, famílias de jeitos totalmente diferentes de tudo isso. Então, se as escolas puderem lidar com essa diversidade isso é um ganho nessa história. Sempre, independente da variedade das famílias, todos nós nascemos de um óvulo e um espermatozóide. Então, honrar esse pai e essa mãe eu entendo como fundamental no nosso processo como ser humano. Sempre vai haver um pai e uma mãe. Nós estamos aqui graças à eles!".

Segundo ela, "esse pai nos convoca a assumir o que nós chamamos de paternidade da alma. Qual é o caminho que eu desejo seguir?"

Ouça a entrevista completa no player acima.

Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 7h, na Rádio Nacional do Alto Solimões; e, às 8h, nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Tags:  pai Família órfão

Criado em 11/08/2019 - 10:30 e atualizado em 11/08/2019 - 10:29

Mais do programa