O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) pretende lançar, em novembro, um edital para financiar a compra de equipamentos e materiais que atendam projetos de formação esportiva, com vistas ao próximo ciclo olímpico e paralímpico (2021 a 2024). Podem participar as instituições filiadas à entidade; ou seja, que sejam certificadas pela Secretaria Especial do Esporte, que estejam com as certidões regulares e que sejam aprovadas no processo de analise de capacidade técnica e operacional do CBC.
O edital ainda não tem um valor total, mas permitirá um repasse mínimo de R$ 100 mil, por clube. Por lei, a entidade tem direito a 0,5% da arrecadação das loterias federais. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19, deve impactar no aporte de novembro, segundo o vice-presidente do Comitê, Fernando Cruz.
Em maio, o CBC antecipou a publicação de outro edital, de R$ 130 milhões, para contratação e manutenção de profissionais. A medida pretendia auxiliar os clubes filiados e impactados pela redução de investimentos no esporte, devido à pandemia.
Além da compra de equipamentos esportivos e contratação de recursos humanos, o Comitê financia a realização de competições nacionais interclubes, em parceria com ligas e confederações. Mas, a pandemia da Covid-19 fez com que a maior parte dos campeonatos do ano fosse cancelada. A entidade tem mantido contato com os parceiros para discutir o melhor momento para o retorno, tendo em vista as especificidades de cada modalidade.