O Caderno de Música deste sábado (27) traz um pouco das principais características da Ópera, um dos gêneros mais importantes da música clássica.
A ópera é tida como uma das expressões artísticas mais completas que existem. Ela representa a junção da música vocal e instrumental, com a arte dramática e as artes visuais. Desde o período barroco até os dias de hoje, o estilo é explorado por compositores e continua a encantar plateias por todo o mundo.
Normalmente, uma ópera é constituída por atos, e possui uma abertura, diversas árias, recitativos e coros. Também conhecida como ouverture, vorspiel, enleitung ou introduction, a abertura é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, geralmente com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
Além das aberturas, outras passagens orquestrais muito comuns nas óperas são os interlúdios que acontecem entre dois atos. As partes cantadas nas óperas também recebem denominações específicas, como árias, recitativos e coro, além das inúmeras passagens de duetos, trios, ou outras combinações vocais.
Conheça mais deste grandioso gênero musical no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.