Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa destaca “Serse”, de Handel, neste domingo (7)

Programa apresenta premiada gravação com Anna Stéphany, David Daniels e Hilary Summers, com regência de Christian Curnyn

Ópera Completa

No AR em 07/01/2018 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (7) apresenta “Serse”, uma das óperas mais famosas do compositor barroco alemão Georg Friedrich Handel.

As óperas de Handel representam um dos pontos altos da música na primeira metade do século 18, em um período de consolidação na história da ópera. Dividida em três atos, “Xerxes” ou “Serse”, tem libreto de autor desconhecido adaptado do texto de Silvio Stampiglia para ópera de Giovanni Bononcicni de mesmo nome.

 

teatro, ópera, concerto

O personagem título de “Serse” é inspirado no rei da Pérsia que reinou entre 486 e 465 antes de Cristo. A ópera teve sua estreia em forma de concerto, em março de 1738, e foi encenada no mês seguinte, no dia 15 de abril, em Londres, mas não foi muito bem recebida na época de sua estreia e ficou quase 200 anos esquecida, sendo resgatada apenas no século 20.

Entretanto, possui uma das mais famosas árias operísticas, “Ombra mai fú”, logo no início do primeiro ato, que se tornou célebre, sendo interpretada isoladamente em concertos sob o título “O Largo de Serse”.

No programa, teremos uma premiada gravação desta ópera, com Anna Stéphany no papel principal, a Early Opera Company, e regência de Christian Curnyn.

Ouça o programa no player abaixo.

MEC FM:

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 04/01/2018 - 16:17 - Episódio Ópera Completa 07/01/2018

Mais do programa