Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o musical "Carmen Jones", no Ópera Completa deste domingo.

Na semana da Consciência Negra, o programa traz esta adaptação moderna de "Carmen", de Bizet, com um elenco predominantemente negro.

Ópera Completa

No AR em 18/11/2018 - 15:00

Nesta semana da Consciência Negra, o programa Ópera Completa deste domingo (18) apresenta o musical “Carmen Jones”, uma adaptação moderna de "Carmen", de Bizet, com um elenco predominantemente negro.

O musical “Carmen Jones” foi escrito em 1943 com a música de Bizet orquestrada para a Broadway por Robert Russel Bennett, com libreto em inglês adaptado por Oscar Hammerstein II. Conceitualmente, trata-se da própria Ópera "Carmen", de Bizet, atualizada para um cenário afro-americano da época da Segunda Guerra Mundial. (A ópera de Bizet, por sua vez, baseava-se na novela de 1846 de Prosper Méri-mée.).  Este musical da Broadway foi produzido por Billy Rose e dirigido por Hassard Short, e usou um elenco totalmente negro, com a memorável Muriel Smith no papel-título.

Carmen Jones também recebeu uma versão cinematográfica em 1954, dirigida por Otto Preminger e estrelada por Dorothy Dandridge e Harry Belafonte. E em 1991, a peça foi apresentada por uma temporada no palco do teatro Old Vic, em Londres, com os cantores Damon Evans e Wilhelmenia Fernandez e regência de Henry Lewis. Esta produção rendeu importantes prêmios, além de uma gravação em CD, que será apresentada no programa.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM

 

Criado em 16/11/2018 - 12:01 - Episódio Ópera Completa 18-11-18

Mais do programa