Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Moisés no Egito", de Rossini, é a ópera de destaque deste domingo de Páscoa

O Ópera Completa integra especial de Semana Santa

Ópera Completa

No AR em 12/04/2020 - 15:00

Com Iibreto em italiano escrito por Andrea Leone Tottola, “Moisés no Egito”, de Rossini, é baseada em uma peça de 1760 de Francesco Ringhieri. A obra teve sua estreia em 5 de março de 1818 no Teatro San Carlo, em Nápoles, na Itália.  

Em 1827, a ópera recebeu uma versão em quatro atos, com libreto em francês, e o título “Moisés e o Faraó”, sendo considerada, inclusive pelo próprio Rossini, como a melhor versão. No programa, porém, ouça a versão original em italiano, que aborda o êxodo dos hebreus do Egito à Terra Prometida, liderado por Moisés, culminando na separação do Mar Vermelho e o afogamento do exército do faraó. 

Embora não fuja do padrão básico de uma ópera, inclusive com a tradição do Bel Canto muito comum nas obras de Rossini, a temática de “Moisés no Egito” fez com que a ópera seja incluída junto aos oratórios apresentados durante a quaresma.

E entre as passagens mais conhecidas de “Moisés no Egito”, de Rossini, podemos destacar a ária de Moisés "Dal tuo stellato soglio", incluída posteriormente pelo compositor, que se tornou uma das passagens operísticas mais populares hoje em dia. Ela chegou a servir de inspiração para o conjunto de variações para violino e piano de Paganini.

A gravação selecionada para o programa será com os solistas Ruggero Raimondi, June Anderson, Zehava Gal, Ernesto Palacio, Salvatore Fisichella, Keith Lewis e Siegmund Nimsgern. Orquestra Philharmonia e o Ambrosian Opera Chorus, sob a regência de Claudio Scimone. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 10/04/2020 - 14:01

Mais do programa