Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Le timbre d'argent’’ de Saint-Saens é a ópera de destaque deste domingo

No programa, uma gravação lançada em agosto deste ano, com Jodie Devos, Tassis Christoyannis, e regência de François-Xavier Roth

Ópera Completa

No AR em 01/11/2020 - 15:00

O Ópera Completa, deste domingo (01), homenageia os 185 anos de nascimento de Camille Saint-Saëns, celebrados no dia 9 de outubro, e apresenta a sua primeira ópera: “Le timbre d'argent”

Camille Saint-Saens nasceu em Paris em 9 de outubro de 1835 e ficou conhecido especialmente por sua obra “O Carnaval dos Animais”. Ele, porém, também escreveu importantes óperas, com destaque para “Sansão e Dalila”, “Henrique VIII” e “Le timbre d’argent”, essa última é destaque desta edição do programa.

Composta por quatro atos, “Le timbre d'argent” (ou “O Sino de Prata”, em português), possui libreto escrito por Jules Barbier e Michel Carré. O texto possui uma ligação significativa com as óperas “Fausto”, de Gounod, e "Os contos de Hoffmann” de Offenbach, que também possuem os mesmos libretistas. Todas as três obras apresentam vilões semelhantes e exploram a confiança do herói, na imagem de um homem mais velho e ameaçador, que se vê preso em um pacto maligno.

“Le timbre d'argent” foi a primeira ópera composta por Saint-Saens entre 1864 e 1865. A sua estreia, porém, só aconteceu em 23 de fevereiro 1877, no Théâtre National Lyrique, sendo elogiada por ninguém menos do que George Bizet e Jules Massenet. Saint-Saëns descreveu ‘’Le Timbre d'argent’’ como "uma obra que contém um pouco de tudo, variando desde sinfonia à opereta, por meio de um drama lírico, balé e tons ocasionais de teatro musical".

O programa traz a gravação mais recente desta ópera, lançada em agosto de 2020 e gravada no Estúdio da Filarmônica de Paris, em de junho de 2017. O álbum foi escolhido como melhor gravação de ópera do mês de agosto, pela revista Presto Classical e Gramophone, e conta com os solistas Jodie Devos, Tassis Christoyannis, e regência de François-Xavier Roth.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 30/10/2020 - 09:30

Mais do programa