Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a ópera "Tosca", de Puccini, no Ópera Completa

No programa, uma importante gravação do Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, com a soprano americana Leontyne Price, o tenor italiano Franco Corelli e a regência de Kurt Adler

Ópera Completa

No AR em 27/12/2020 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (27) apresenta Tosca, ópera em três atos de Giacomo Puccini

Conforme anunciado no site oficial, o Metropolitan Opera House de Nova Iorque resolveu cancelar toda a temporada 2020 e 2021, por conta da pandemia. Se tudo der certo, eles retornam em setembro do próximo ano e prometem trazer algumas novidades, incluindo três óperas inéditas. E para relembrar este evento tão tradicional e tão importante para manutenção e difusão da produção operística mundial, o Ópera Completa apresenta uma das óperas mais interpretadas no Metropolitan: Tosca, de Puccini, em uma importante gravação da temporada de 1962, com a grande soprano americana Leontyne Price (tida como uma das principais intérpretes da personagem Tosca), além do tenor italiano Franco Corelli e a regência de Kurt Adler. 

Na época da produção da ópera, a Itália passava por grande tensão política, o que fez com que a sua estreia fosse adiada, por medo de um possível ataque terrorista. Felizmente, nada ocorreu na primeira apresentação, em 14 de janeiro de 1900, no Teatro Costanzi de Roma. Mesmo com certa resistência da crítica, Tosca alcançou um sucesso imediato de público, e se tornou uma das óperas mais gravadas e interpretadas em todo o mundo.

Entre as passagens mais famosas destacam-se as árias Recondita armonia e E lucevan le stell, interpretadas pelo personagem Cavaradossi, e Vissi d'arte, interpretada no fim do segundo ato pela personagem principal Tosca. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 22/12/2020 - 17:22

Mais do programa