Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um baile de máscaras, de Verdi, é o destaque do Ópera Completa

No elenco, grandes solistas: Piotr Beczala, Dmitri Hvorostovsky, Krassimira Stoyanova e regência de Jesús López Cobos.

Ópera Completa

No AR em 05/09/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (5) apresenta Un Ballo in maschera, de Giuseppe Verdi. 

Composta por três atos, Un Ballo in Maschera possui o libreto de Antonio Somma, que se baseou no texto de Eugène Scribe e sua obra Daniel Auber. Os enredos foram inspirados na história do rei sueco Gustavo Terceiro, assassinado com um tiro nas costas em resultado de uma conspiração política contra ele. 

Un ballo in maschera (ou Um baile de máscaras, em português) é uma ópera escrita num período de agitação política na Itália. Como, na história da ópera, há uma conspiração bem-sucedida contra um governante da monarquia, a censura fez com que Verdi, na época, deslocasse a ação da Europa para os Estados Unidos, além de alterar o nome de alguns personagens centrais.

Esta é a décima ópera de Verdi, composta em 1859. Apesar de toda a censura na época, a música superou todas as dificuldades e agradou ao público. Com situações de enredo apaixonado, a ópera descreve o desespero de amor e de esperança, em uma linguagem melódica, harmônica e instrumental extremamente criativa. 

O programa selecionou uma gravação realizada ao vivo em abril de 2016 e relançada em formato digital em maio deste ano, com Piotr Beczala, Krassimira Stoyanova e regência de Jesús López Cobos.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo (5), às 15h, na MEC FM.

Criado em 04/09/2021 - 15:52

Mais do programa