Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"La Fanciulla del West”, de Puccini, é a ópera de destaque deste domingo

No programa, confira uma gravação lançada em fevereiro de 2021, com a soprano americana Melody Moore no papel principal

Ópera Completa

No AR em 17/10/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (17) apresenta “La Fanciulla del West”, ópera em três atos de Giacomo Puccini. 

A obra lírica “La Fanciulla del West” (A donzela do oeste), de Puccini, possui libreto de Guelfo Civinini e Carlo Zangarini e seu enredo é inspirado na peça “A garota do Golden West”, de David Belasco. Sua estreia bem-sucedida ocorreu no Metropolitan Opera de Nova York, em 10 de dezembro de 1910, com direção musical de Arturo Toscanini. No ano seguinte, a ópera já estava sendo apresentada em diversas regiões da Europa e América do Sul. 

Considerada pelo próprio Puccini como uma de suas maiores obras, “La Fanciulla del West” é um dos resultados da experiência do compositor em explorar culturas por ele consideradas “exóticas”. Encantado com a cultura do continente americano, a ópera apresenta um cenário da Era Gold Rush, ou a “Corrida do Ouro da Califórnia”. Apesar de não ser tão famosa quanto outras óperas de Puccini, e de não possuir personagens tão marcantes, “La Fanciulla del West” fez muito sucesso em sua estreia e se destaca principalmente pela sua orquestração. 

E no programa, confira uma gravação lançada em fevereiro deste ano, com a soprano americana Melody Moore no papel principal, o Coro e a Orquestra Filarmônica do Estado da Transilvânia, e a regência de Lawrence Foster. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

 

Criado em 15/10/2021 - 19:08

Mais do programa