Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a ópera “Il Vologeso”, de Jommelli, no Ópera Completa

No programa, uma premiada gravação lançada em setembro de 2021, com Stuart Jackson, Gemma Summerfield, Angela Simkin e Rachel Kelly

Ópera Completa

No AR em 11/12/2021 - 15:58

O programa Ópera Completa deste domingo (12) apresenta “Il Vologeso”, ópera em três atos de Niccolò Jommelli. 

Apesar de Jomelli não receber grande notoriedade na atualidade, ele foi um dos compositores mais famosos de sua época, escrevendo cerca de oitenta óperas, além de outras grandes composições. Niccolò Jommelli é reconhecido como um compositor progressivo. Ele costumava combinar melodias vocais e o lirismo operístico italiano, adicionando elementos mais elaborados e recursos originalmente característicos da ópera francesa. 

Ópera Il Vologeso - capa de CD

A obra lírica em três atos “Il Vologeso”, de Niccolo Jommelli, foi composta sob a inspiração da história do rei parta Vologases IV (quarto), que se envolve em um complicado triângulo amoroso. // O foco da trama gira em torno dos esforços do governante de Roma Lúcio Vero, em conquistar o coração de Berenice, noiva de seu inimigo, o rei Vologeso. A sua estreia ocorreu na Alemanha, em 11 de fevereiro de 1766, no aniversário do Duque de Württemberg, Charles Eugene. 

No programa, confira uma gravação lançada em setembro de 2021 pelo grupo “The Mozartists”, que foi aclamada pelos maiores nomes da crítica musical, incluindo The Guardian, Gramophone e BBC Music Magazine. No elenco: Stuart Jackson, Gemma Summerfield, Angela Simkin e Rachel Kelly, a Orquestra The Mozartist, e a regência de Ian Page. 
 
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 11/12/2021 - 15:58

Mais do programa