O programa Ópera Completa deste domingo (27) apresenta a sua conhecidíssima ópera cômica em dois atos: “O Barbeiro de Sevilha”. ,O programa ocorre em comemoração aos 230 anos de nascimento de Gioacchino Rossini.
Com libreto de Cesare Sterbini, a ópera cômica “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, é inspirada na peça de mesmo nome do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais. A obra de Beaumarchais e seu personagem, Figaro, ainda aparece em duas outras óperas: As bodas de Fígaro, de Mozart, e O Barbeiro de Sevilha, de Paisiello. Inclusive, O Barbeiro de Sevilha de Rossini não obteve muita aceitação do público em sua estreia, em partes, por conta do grande sucesso que a ópera de Paisiello já tinha alcançado em 1787.
Segundo contam, os concorrentes de Rossini conspiraram para arruinar a estreia do Barbeiro de Sevilha. Eles vaiaram e até mesmo jogaram gatos no palco que causaram caos e uma solista sofreu uma queda. A ópera de Rossini foi apresentada pela primeira vez no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1816 com o nome de Almaviva, ou “A inútil precaução”.
Somente após as primeiras récitas é que “O Barbeiro de Sevilha” recebeu seu nome definitivo. Dentre as passagens mais conhecidas da ópera encontra-se a cavatina "Largo al factotum", cantada por Fígaro logo no primeiro ato, quando, a um certo ponto, ele começa a repetir seu próprio nome de forma rápida e exaustiva. A música ficou muito famosa principalmente após ter sido utilizada em diversos filmes e até mesmo em desenhos animados.
No programa, o destaque para a soprano americana Kathleen Battle, no papel de Rosina, e o tenor espanhol Placido Domingo interpretando o divertido personagem Fígaro.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.