Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Adriana Lecouvreur”, de Francesco Cilea, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

Programa faz uma homenagem ao centenário de nascimento da grande soprano italiana Renata Tebaldi

Ópera Completa

No AR em 27/03/2022 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (27) faz um especial em comemoração ao centenário de nascimento de Renata Tebaldi. O programa apresenta uma importante gravação da ópera “Adriana Lecouvreur”, de Francesco Cilea, com Renata Tebaldi no papel principal e regência de Franco Capuana. 

Com libreto de Arturo Colautti, a ópera “Adriana Lecouvreur”, de Francesco Cilea, é baseada em uma peça de mesmo nome escrita em 1849 por Eugène Scribe e Ernest Legouvé. A história conta a vida de Adrienne Lecouvreur, uma mulher nascida em família humilde que se tornou a estrela principal da Comédie Française, e sua relação com Maurício da Saxônia. A ópera teve uma estreia de sucesso em 6 de novembro de 1902, no Teatro Lírico de Milão, com um elenco com grandes nomes, como Angelica Pandolfini, Giuseppe De Luca e Enrico Caruso. 

Uma das ópera representantes do verismo italiano, “Adriana Lecouvreur” é reconhecida por sua orquestração refinada e forte dramaticidade nas vozes. E para interpretar o papel principal, ninguém melhor do que a grande soprano italiana Renata Tebaldi, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado neste ano. 

Nascida em Pesaro em primeiro de fevereiro de 1922, Renata Tebaldi foi mundialmente admirada pela beleza espontânea e natural de sua voz, apelidada carinhosamente de La Voce d'Angelo (a voz de anjo). Tida como um dos maiores nomes da ópera de todos os tempos, Tebaldi estreou profissionalmente nos palcos em 1944, com 22 anos de idade, passando posteriormente pelo La Scala, pelo Convent Garden, e estreando nos palcos do Metropolitan em 1955, no seu período de maior apogeu. Além do seu destaque nas óperas de Verdi e Puccini, Renata Tebaldi era um dos nomes mais requisitados para os papeis veristas, como é o caso dessa ópera “Adriana Lecouvreur”, que ouviremos a seguir, em uma gravação realizada em Roma, em julho de 1961. 

Ópera Completa vai ao ar todo domingo, às 15h, na Rádio MEC FM.

Criado em 25/03/2022 - 20:47

Mais do programa