O Ópera Completa deste domingo (4) apresenta uma das gravações mais importantes da ópera Aida, de Giuseppe Verdi.
Composta por quatro atos, Aida, de Verdi, possui libreto de Antonio Ghislanzoni e se passa no Antigo Egito. Considerada uma das principais óperas do século XIX, ela foi escrita sob encomenda para a inauguração do canal de Suez e teve sua estreia em 24 de dezembro de 1871.
A ópera é marcada pela tragédia humana e o confronto de pessoas frente às imposições do Estado e da religião. Ela também ficou conhecida por apresentar grande riqueza nos cenários e figurinos, além de possuir inúmeras passagens famosas, com destaque para a sua “Marcha Triunfal”, no segundo ato. Inclusive, esta passagem era tão importante para Verdi, que na época ele mandou construir um tipo especial de trompete, que ficou conhecido como “trompete-Aída”, com característica extremamente forte e estridente.
A gravação selecionada para o programa está entre uma das melhores de todos os tempos, vencedora do Grammy Awards de 1971, e conta com a soprano afro-americana Leontyne Price no papel título, além do tenor Plácido Domingo, o barítono Sherrill Milnes e a regência de Erich Leinsdorf.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.