O Ópera Completa deste domingo (5) entra no clima das celebrações do Dia Nacional da Música Clássica, e apresenta uma das óperas mais encenadas do nosso aniversariante do dia: A Menina das Nuvens, de Heitor Villa-Lobos.
Composta entre os anos de 1957 e 1958, a ópera A Menina das Nuvens foi classificada pelo próprio compositor como uma “aventura musical em três atos". A obra possui libreto adaptado de uma peça de Lúcia Benedetti, e conta a história de uma menina que foi levada para as nuvens e criada pelo Tempo, mas que sonha em retornar à Terra para conhecer a verdadeira família. Embora apresente características infantojuvenis, o espetáculo lúdico de Villa-Lobos é repleto de simbolismos e agrada o público de diferentes idades. A Menina das Nuvens é a quarta e última ópera de Villa-Lobos e foi dedicada à segunda esposa dele, Mindinha. A obra estreou em 29 de novembro de 1960, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um ano após a morte do compositor.
Confira no programa uma apresentação realizada em 2009 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a soprano Gabriella Pace no papel principal, além dos cantores José Carlos Leal, Inácio de Nonno, Homero Velho, e direção musical e regência de Roberto Duarte. A produção, promovida pela Fundação Clóvis Salgado e a Copasa, também contou com William Pereira, na concepção e direção de cena; Rosa Magalhães, na cenografia e figurino; Pedro Pederneiras, na iluminação; e Tíndaro Silvano, na coreografia.