No programa Ópera Completa deste domingo (18), confira uma recém-lançada gravação de “Serse”, uma das óperas mais famosas de Georg Friedrich Händel.
Composta por 3 atos, a ópera “Xerxes” (ou “Serse” na sua versão em italiano), tem libreto de autor desconhecido, adaptado do texto de Silvio Stampiglia para ópera homônima de Giovanni Bononcicni. Criada para surpreender o público de Londres em 1728, a ópera do compositor barroco Handel, traz um drama de amor, guerra e poder ambientado na antiga Pérsia. O personagem título de “Serse” é inspirado no rei da Pérsia que reinou entre 486 e 465 antes de Cristo.
A ópera de Handel teve sua estreia em forma de concerto em março de 1738, e foi encenada no mês seguinte, no dia 15 de abril, em Londres. Apesar de ter ficado quase 200 anos esquecida, sendo resgatada somente no século XX, “Serse” atualmente é uma das óperas mais conhecidas do compositor, e possui uma das mais famosas árias, intitulada “Ombra mai fú”, logo no início do primeiro ato.
Esta passagem tornou- se célebre e comumente é interpretada isoladamente em concertos sob o título “O Largo de Serse”. E no programa, ouça o álbum que foi lançado agora, em 2 de junho de 2023, e que já recebeu destaque pela revista The Times. A gravação conta com a soprano canadense Emily D’Angelo no papel-título, além do conjunto especializado em música antiga, The English Concert, e a regência de Harry Bicket.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.