Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a ópera “Il Cappello Di Paglia Di Firenze”, de Nino Rota, no Ópera Completa

No programa, uma recém-lançada gravação, que recebeu destaque na BBC Music Magazine

Ópera Completa

No AR em 01/10/2023 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (01) apresenta “Il Cappello Di Paglia Di Firenze”, ópera-buffa em quatro atos de Nino Rota. Com libreto em italiano escrito pelo próprio Nino Rota e por sua mãe (a pianista Ernesta Rota Rinaldi), a ópera-buffa “Il Cappello Di Paglia Di Firenze” (“O Chapéu de Palha Florentino”) é baseada na farsa francesa intitulada “O chapéu de palha italiano”, de Eugène Labiche e Marc-Michel. 

Essa é a terceira e a mais popular ópera do compositor, e conta a divertida história do dia do casamento entre Fadinard e Elena, quando o cavalo do noivo come um chapéu de palha de uma senhora, e o coloca em uma grande enrascada. Segundo a crítica do site Classics Today, esta pode ser considerada uma das melhores óperas-cômicas desde a morte de Donizetti, e traz “o brilho de Rossini, a ousadia de Prokofiev e a sagacidade de Poulenc”, além de elementos característicos da commedia dell'arte, em uma mistura de diversos tipos operísticos, do verismo, à ópera-buffa e a opereta. “Il Cappello Di Paglia Di Firenze” foi apresentada pela primeira vez no Teatro Massimo, em Palermo, no dia 21 de abril de 1955 e, na década de 1970, recebeu duas produções audiovisuais. 

Entre as passagens de maior destaque, podemos citar o dueto “Caro signore” (do segundo ato), e a ária “Papà, gli voglio bene”, executada no quarto ato da ópera pela personagem Elena. O programa traz uma gravação lançada em março de 2023, que recebeu destaque na BBC Music Magazine, com Piotr Buszewski, Tetiana Miyus e regência de Daniele Squeo. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 29/09/2023 - 13:16

Mais do programa