O programa Ópera Completa deste domingo (22) celebra os 185 anos de Georges Bizet. Nascido em Paris, em 25 de outubro de 1838, Bizet é autor da ópera “Carmen”, um dos maiores sucessos operísticos de todos os tempos. Celebrando também o centenário de nascimento de Victoria de los Angeles, vamos conferir uma importante gravação com a soprano espanhola no papel título de Carmen, além dos solistas Nicolai Gedda, Ernest Blanc e regência de Sir Thomas Beecham.
Com libreto escrito por Henri Meilhac e Ludovic Halévy, a ópera em quatro atos “Carmen” é inspirada no romance de Prosper Merimée, e estreou em 3 de março de 1875 na Opéra-Comique, em Paris, mas inicialmente enfrentou críticas e não foi bem recebida pelo público. Apesar do inicial fracasso em Paris, “Carmen” ganhou aceitação global após uma bem-sucedida apresentação em Viena, apenas sete meses depois da estreia. Hoje, é considerada uma das óperas mais populares do mundo, elogiada por sua música exuberante, melódica e brilhantemente orquestrada.
A ópera conta a história de uma jovem cigana e seu envolvimento com o cabo Don José: Carmen provoca José com seu charme, mas eventualmente se cansa dele e se envolve com o toureiro Escamillo. Marcada por temas de paixão, tragédia e desejo, ambientados em um agitado mundo espanhol, “Carmen” traz uma trama realista, e sua tragédia pessoal captura as emoções humanas de forma única, tornando-a uma obra-prima atemporal no mundo da ópera. “Carmen” está entre as óperas mais populares do mundo e possui inúmeras passagens conhecidas, das quais podemos destacar a abertura, a canção do Toreador e a famosa “Habanera”.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.