Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira homenagem a Claudio Santoro

O programa traz o concerto da “Série Terra Nova”, da Orquestra Filarmônica de Goiás, realizado em 19 de maio de 2023

Plateia

No AR em 12/08/2023 - 17:00

O programa Plateia deste sábado (12) traz o concerto da Série Terra Nova, da Orquestra Filarmônica de Goiás, realizado em 19 de maio de 2023, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Sob a regência de Neil Thomson, e participação da mezzo-soprano Denise de Freitas, a orquestra apresenta um repertório inteiramente dedicado a Claudio Santoro.

A Orquestra Filarmônica de Goiás foi fundada em 2012, inicialmente com o objetivo de divulgar repertórios de música de câmara. Sob a regência do maestro britânico Neil Thomson, o grupo rapidamente ganhou destaque nacional, inovando tanto na forma como no conteúdo. Através de diversas séries de concertos, a OFG (como também é conhecida) se apresentou em diferentes palcos em Goiânia e em outras regiões do Brasil, destacando-se na interpretação de obras inéditas de compositores brasileiros. O grupo também chama a atenção por suas abordagens criativas no repertório, especialmente na música nacional. Após gravar obras menos conhecidas de Guerra-Peixe, o grupo empreendeu um projeto ambicioso de gravar a coleção completa das sinfonias de Claudio Santoro. E esta apresentação será um exemplo deste incrível trabalho de pesquisa e difusão da obra deste compositor.

A regência ficou a cargo de Neil Thomson, renomado maestro britânico, que atua como Diretor Artístico e Regente Titular da orquestra desde 2014. Thomson estudou na Royal Academy of Music, tendo a oportunidade de aprender com figuras proeminentes da música clássica, como Gustav Meier, Seiji Ozawa e Leonard Bernstein. O renomado maestro já conduziu várias orquestras prestigiosas, incluindo a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Tóquio, demonstrando versatilidade através de colaborações com solistas de renome. Além disso, Neil Thomson também se destacou por reger trilhas sonoras de filmes, e teve uma carreira acadêmica notável, tendo atuado como chefe de regência no Royal College of Music, tornando-se o maestro mais jovem a ocupar esse cargo. 

E para este concerto, o maestro Neil Thomson e a Orquestra Filarmônica de Goiás contaram com a participação da mezzo-soprano Denise de Freitas, reconhecida por sua expressividade musical e atuações cênicas impactantes. Sua carreira inclui performances em prestigiadas salas do Brasil, além de inúmeros prêmios e indicações, incluindo o Prêmio Carlos Gomes, o “Bidú Sayão e o Prêmio APCA. Além de suas performances em teatros renomados, a experiente cantora protagonizou óperas como Um Baile de Máscaras, Carmen e O Holandês Voador. Ela também representou a música brasileira em turnês internacionais, e participou da gravação da Oitava Sinfonia, de Cláudio Santoro com a Filarmônica de Goiás.

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na Rádio MEC. 

Criado em 12/08/2023 - 17:00

Mais do programa