Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Perda auditiva não tratada pode levar à demência

Principalmente a partir dos 40 anos, a perda auditiva pode causar uma série de doenças, inclusive mentais, como a demência

Ponto de Encontro

No AR em 30/08/2018 - 11:47

O Ponto de Encontro conversa nesta quinta-feira (30), com fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas, Dra. Isabela Papera de Carvalho, que fala sobre a necessidade de ter mais cuidados com a audição para evitar várias doenças graves, inclusive distúrbios mentais.

Segunda a especialista, é muito comum as pessoas não darem a devida atenção aos primeiros sinais da perda de células da audição, como por exemplo, a necessidade de aumentar o volume dos sons, a dificuldade de ouvir a longas distancias, as dificuldades de acompanhar palestras. Todos esses podem ser sinais de perda da audição.

Essas perdas fazem com que a pessoa se isole do ambiente, aumentando o deficit cognitivo, o que pode levar a demência.

“A gente vai diminuindo a informação sonora, a gente vai diminuindo os estímulos sensoriais auditivos, consequentemente a gente vai diminuir as conexões cerebrais porque o nosso organismo é uma engrenagem. Para funcionar, ele tem que estar em perfeita harmonia, qualquer desequilíbrio no sistema sensorial pode prejudicar todo o funcionamento do organismo, inclusive a questão auditiva,, esclarece a fonoaudióloga.

 

Isabela acrescenta ainda que a perda auditiva acaba levando ao isolamento, pois a pessoa tende a se afastar das atividades do dia a dia e quanto mais se isola, mais aumenta o risco de levar a um quadro degenerativo relativo ao quadro de demência.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia; aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

 

Criado em 30/08/2018 - 11:54

Mais do programa