O Ponto de Encontro desta terça-feira (06) conversou com o oncologista e titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e professor de medicina na Universidade Católica de Brasília, Igor Morbeck, sobre a campanha Novembro Azul, que alerta a população sobre o câncer de próstata. "É importante lembrar que essa campanha não é de prevenção, até porque esse não é um tumor passível de prevenção. Mas esse é um tumor passível de diagnóstico precoce", pontuou o médico.
De acordo com Morbeck, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas alguns sintomas de alerta podem ser detectados: jato urinário fraco, dificuldade para urinar, gotejamento ao final da urina e sangramento.
Igor esclareceu, ainda, que os dois tratamentos padrões para a doença localizada são a cirurgia e a radioterapia. "Os estudos mais recentes mostram que as duas modalidades têm resultados absolutamente iguais em termos de sobrevida", disse.
Ouça a entrevista completa:
O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. O Ponto de Encontro também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.