A relação entre Mário de Andrade e Pixinguinha é o tema da Rádio Batuta desta semana na série "Pixinguinha na Pauta".
Os dois se conheceram em 1926, em São Paulo, e o músico logo se tornou informante do escritor para o capítulo sete do romance "Macunaíma". Ensaios sobre música que Mário realizou também foram influenciados por Pixinguinha. E composições do flautista como "Urubatã", "Patrão", "Prenda seu gado" e "Ha-Hu-laô" entusiasmavam o escritor.
As relações entre as vidas e as obras dos dois estão neste programa, que conta com depoimentos da pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Flávia Camargo Toni.
Ouça nesta Rádio Batuta:
Tudo preto (Júlio Casado) - Orquestra do Pessoal da Velha Guarda, com arranjo de Pixinguinha
Urubatã (Pixinguinha) - Orquestra Pixinguinha, dirigida por Henrique Cazes
Babaô miloquê (Josué de Barros) - Josué de Barros, com arranjo de Pixinguinha
Xou kuringa (João da Baiana) - Francisco Sena e Grupo da Guarda Velha, com arranjo de Pixinguinha
O urubu e o gavião (Pixinguinha) - Pixinguinha
Viola quebrada (Mário de Andrade) - Cida Moreira e Paulo Freire
Patrão, prenda seu gado (Pixinguinha, Donga e João da Baiana) - Grupo da Guarda Velha
Ha-Hu-laô (Pixinguinha, Donga e João da Baiana) - Francisco Sena
Capote de mangô é teu (Faustino Pedro da Conceição) - Elsie Houston, com arranjo de Pixinguinha
Meu barco é veleiro - coro de carregadores de piano de Recife
Oh, flor, linda flor - coro infantil da Fazenda São José (PB)
Adeus, adeus, adeus, boi pai do campo - boi-bumbá de Belém do Pará
Festa de Nanã (Pixinguinha e Gastão Vianna) - Wilson Moreira e Orquestra Pixinguinha, dirigida por Henrique Cazes
Para ouvir o programa completo, clique aqui.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Roteiro: Pedro Paulo Malta, Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Bia Paes Leme