Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal vai apurar mortes de sem-terra no Pará

Autorização atende a um pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos e é uma das primeiras medidas assinadas pelo novo ministro, Torquato Jardim

No AR em 01/06/2017 - 19:07

O Ministério da Justiça autorizou a Polícia Federal a apurar a morte de dez trabalhadores rurais sem-terra, no último dia 24, em Pau D´Arco, no Pará. No pedido, assinado pelo presidente do conselho nacional, Darci Frigo, a ocorrência é considerada uma violação a tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário.

Ao determinar a atuação da PF no caso, o ministro da Justiça reconheceu a “necessidade de apuração de responsabilidade dos envolvidos na violação aos direitos humanos” no episódio que já vem sendo chamado de Chacina de Pau D´Arco.

Policiais Militares que participaram da operação foram ouvidos, nesta quinta-feira, pela Corregedoria da Polícia Militar no município de Redenção.

Os agentes disseram que agiram em legítima defesa, e que foram recebidos a bala pelos trabalhadores ocupantes da fazenda. Porém, em depoimentos a promotores e a integrantes da comitiva federal que visitou a região nos primeiros dias após as mortes, sobreviventes relataram que os policiais chegaram ao local atirando, atingindo pelas costas algumas pessoas que tentavam fugir.

A chacina ocorreu no dia 24 de maio, quando nove homens e uma mulher foram assassinados durante cumprimento de mandados judiciais num acampamento situado na Fazenda Santa Lúcia. Os 29 policiais envolvidos estão afastados.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira, 1:

- Venezuelanos são encaminhados para abrigo em Manaus;

- Aumentam os casos de hanseníase no Tocantins;

- Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, completa dois séculos; mas a casa de espetáculos está em restauração.

Criado em 01/06/2017 - 19:09