A Polícia Federal apurou desvios de recursos públicos federais em 10 municípios do estado de Roraima, no período de 2012 a 2016. A apuração faz parte da operação Libertatem III, desdobramento da Libertatem I, realizada em novembro de 2015 e da Libertatem II, realizada em dezembro do ano passado. Elas foram deflagradas para atuar contra desvios de recursos do município de Cantá.
No total, estão sendo cumpridos 140 mandados judiciais. Senhas de contas e sistemas das prefeituras foram apreendidas em poder de empresas contratadas pelas prefeituras. Também foi encontrada planilha de divisão de ganhos em licitações entre as empresas aparentemente “concorrentes”. Elas participavam do conluio criminoso para desvio de recursos públicos federais.
Na maioria dos municípios investigados, a forma como ocorriam os desvios era similar. Havia montagem fraudulenta de processos de licitação, falsificação de documentos, fraude na licitação e corrupção de servidores públicos.
Os investigados vão responder por crimes de fraude à licitação, corrupção, associação e organização criminosa. As investigações continuam.
Ouça também nesta edição do Reporter Nacional - Amazônia:
- Municípios do Pará estão aptos a fazer recadastramento biométrico de eleitores
- Começa troca da tubulação do sistema que abastece com água região central de São Luis
Escute o programa completo: