O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso cresceu 14,1% no terceiro trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Comparado com a porcentagem de crescimento nacional, os dados apontam que Mato Grosso superou a economia do Brasil, que registrou 1,4% no mesmo período.
O secretário de Planejamento, Guilherme Muller, destacou que o alicerce do PIB no estado é o setor agropecuário, que cresceu 49,8%. Esse é o resultado de boas safras, que apresentaram aumento na produção durante quatro trimestres.
Muller também explicou que o setor econômico do estado saiu da crise, mas enfatizou que a crise financeira pela qual o governo passa não tem a ver com economia e, sim, com as despesas que crescem mais que a arrecadação.
Os dados apresentados pela secretaria de Planejamento fazem parte dos esforços da equipe técnica da Coordenadoria de Estudos Sócio-econômicos com o intuito de integrar o Mato Grosso ao grupo de estados que calculam o PIB trimestral para apresentar resultados mais imediatos da economia local, já que o IBGE só apresenta este percentual de dois em dois anos.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h20) desta quarta-feira (28):
Confira também nesta edição:
- Pesquisa da Federação do Comércio no Maranhão aponta alta na intenção de compra em São Luís