Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação da PF desarticula grupo criminoso especializado em fraudes bancárias pela internet

Mandados foram cumpridos no Tocantins, São Paulo, Goiás e Pernambuco. Os prejuízos chegam a R$ 10 milhões em menos de um ano

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 22/03/2018 - 09:27

A Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira (21) a Operação Código Reverso para desarticular grupo criminoso especializado em fraudes bancárias pela internet no Tocantins, São Paulo, Goiás e Pernambuco.

De acordo com a PF, um grupo criminoso constituído por hackers com conexões internacionais, inclusive criminosos cibernéticos do leste europeu, utilizava programas para acessar computadores das vítimas à distância. Assim, eles realizavam transações bancárias fraudulentas como pagamentos e transferências. Os prejuízos chegam a R$ 10 milhões em menos de um ano.

As investigações apontam que os membros da quadrilha apresentam alto padrão de vida, tinham empresas de fachada e investiam o dinheiro ilícito em moedas virtuais como bitcoins, configurando crime de lavagem de dinheiro.

Além dos presos, também estão sendo intimadas a prestar esclarecimentos diversas pessoas com participação nas fraudes. Alguns empresários, por exemplo, procuravam os criminosos, para obterem vantagens competitivas no mercado e prejudicar a livre concorrência.

Os criminosos devem responder pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e de uso de documento falso; furto qualificado, além do crime de lavagem de capitais. Se condenados, as penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Ouça também no Repórter Nacional - Amazônia:

- Hospital Universitário do Maranhão realiza atividades de conscientização sobre câncer de colo de útero

Criado em 22/03/2018 - 09:37

Mais do programa