Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei Maria da Penha completa 12 anos

Dados deste ano revelam que em Manaus aumentou o número de inquéritos às vítimas de violência em comparação ao ano passado

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 07/08/2018 - 14:05

Manaus registrou um aumento de 57% em inquéritos para medidas protetivas a mulheres vítimas de violência. O dado é de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2018, entre os meses de janeiro e junho, foram registrados 7.458 casos de violência doméstica na capital amazonense, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Grande parte dos casos envolve crimes como injúria e lesão corporal. No mesmo período, também houve registro de 19 estupros, 14 casos de sequestro e cárcere privado e um caso de feminicídio.

Apesar da grave violência, os números representam algo positivo, a coragem de denunciar. Quem explica é a delegada titular da Delegacia da Mulher em Manaus, Débora Mafra.

Segundo a secretaria, as medidas protetivas fortaleceram o combate à violência. Em abril deste ano, o descumprimento das medidas passou a ser punido com prisão de três meses a dois anos em regime fechado. De abril até junho, oito agressores foram presos por essa violação.

A medida protetiva tem o objetivo de retirar o agressor de casa e proibí-lo de chegar perto da mulher e de familiares, com o estabelecimento de uma distância mínima e a limitação do direito de visita aos filhos. O pedido é feito na própria delegacia e é atendido pela Justiça em 99% dos casos.

De janeiro a julho deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher efetuou a prisão de 164 autores de violência doméstica. Desse total, 137 foram presos em flagrante.

Ouça a matéria do Repórter Nacional - Amazônia:

 

 

 

Criado em 07/08/2018 - 14:12

Mais do programa