Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação investiga contratação ilegal de médico em município de Mato Grosso

A operação faz parte da segunda fase das investigações, que visam combater esquema de desvio de recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, no âmbito do Programa Saúde da Família

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/03/2019 - 08:32

Em busca de provas sobre a contratação ilegal de um médico no município mato-grossense de Salto do Céu, a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou nesta quarta-feira (13) a operação Onipresente.

Três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres. Esta é a segunda fase das investigações, que visam combater esquema de desvio de recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, no âmbito do Programa Saúde da Família.

Segundo a Polícia Federal, o médico foi contratado pela prefeitura com uma carga de 40 horas semanais, entre 2014 e 2017.  Mas há registros de que ele estava trabalhando também na Delegacia Regional da Polícia Civil em Ariquemes, em Rondônia, cumprindo a mesma carga horária, no período de março de 2014 a 2016. A distância entre as duas cidades, de 1.113 km, mostra que seria impossível a prestação de serviço nos dois locais. A conclusão é que R$ 780 mil foram pagos ao investigado de forma indevida pelo governo de Salto do Céu. Além disso, ele também teria recebido mais de um milhão de reais em contratos com o município.

A Justiça Federal determinou o afastamento do profissional das funções, e ainda o sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de valores do médico até o limite de R$ 1,1 milhão, a pedido da Polícia Federal. Além do médico, outros servidores públicos são investigados por permitirem a suposta prática ilegal.

A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Salto do Céu.

Outros destaques desta edição:

- Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas apreende quase dez toneladas de pescado ilegal nos primeiros dois meses do ano;

- Empresas maranhenses realizam ações para minimizar o endividamento

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quinta -feira (14) 7h55:

 

Criado em 14/03/2019 - 08:46

Mais do programa