Em Vilhena, Rondônia, a Polícia Federal cumpre mandados dentro da Operação Dreno. O objetivo é coibir crimes de corrupção praticados por susposta organização criminosa que atuava na fraude da licitações da prefeitura municipal na gestão anterior.
As investigações, iniciadas em 2015, apontam que a organização possuía estrutura e articulação dentro de entes públicos para fraudar licitações e conseguir vantagens indevidas, especiaficamente na contratação de empresa especializada para a execução de sistema de macrodrenagem nas galerias de águas pluviais e canais de drenagem urbana na cidade de Vilhena. Os recursos vinham do Ministério das Cidades e eram repassados ao município.
As fraudes envolveram empresas da região que se tornavam vencedoras nas licitações por meio de acordo prévio de preços e de propostas. Além do prévio favorecimento, as empreas vinculadas à organização criminosa também obtinham vantagens indevidas em obras já licitadas.
60 policiais federais atuam no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vilhena, Nova Brasilândia d'Oeste, Machadinho d'Oeste, Rolim de Moura, e Porto Velho, em Rondônia, e em Brasília.
Ouça também:
- Fim de ano na Amazônia é também período de chuvas na região. Isso pode favorecer o aparecimento de animais peçonhentos nas residências.
- Cestas de Natal com produtos da floresta são um opção para as ceias de fim de ano no Amazonas.