Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Multas contra grandes infratores ambientais na Amazônia já chegam a 1 bilhão e 300 milhões de reais

As ações pretendem obrigar os responsáveis a repararem integralmente o dano causado ao meio ambiente

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 05/03/2020 - 18:30

A Força-Tarefa de Defesa da Amazônia, criada pela AGU - Advocacia-Geral da União - concluiu, nessa quarta-feira, o ajuizamento de mais de 29 ações contra responsáveis por desmatar cerca de 34 mil hectares na região amazônica. 

As ações cobram mais de setecentos e quarenta milhões de reais dos infratores. Somadas com outras ações propostas no fim do ano passado, o valor total cobrado pela AGU de desmatadores da Amazônia chega a 1 bilhão e 300 milhões de reais. Os novos processos foram movidos contra 59 infratores ambientais. 

A Força-Tarefa incluiu, no novo lote de processos, autuações efetivadas pelo Ibama e pelo ICMBio, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade. 

Segundo a coordenação da Força-Tarefa, as ações ajuizadas na primeira etapa já começaram a dar resultados. Houve decisões liminares de primeira instância acatando os argumentos da AGU e, em um dos casos, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a concessão de incentivos, benefícios fiscais e linhas de créditos pelo Poder Público, além de determinar a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis do infrator em valor suficiente a garantir a reparação do dano ambiental. 

Ouça também: 

- Governo do Mato Grosso lançou hoje o Plano de Ação para o Combate ao Desmatamento e exploração florestal ilegais e aos incêndios florestais

- Acre se prepara para retomar atividades de programa de fomento a cadeias produtivas no estado

- A Escola do Legislativo de Roraima abriu 6600 vagas para cursos na capital Boa Vista

- Governo do Mato Grosso solicitou, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, um pedido de adiamento da eleição suplementar para vaga no senado, programada para ocorrer em abril

 

Criado em 05/03/2020 - 19:39

Mais do programa