As aulas começaram há uma semana na rede pública e privada do Distrito Federal, mas o Passe Livre Estudantil continua bloqueado, prejudicando muitos estudantes.
O estudante Wendel Alves de Souza está gastando R$ 10 por dia e diz não ter condições de arcar com os custos do transporte. "Enfrentamos uma fila no DFTrans e dizem que a faculdade não mandou a lista. Na faculdade, dizem que já enviaram, e ficamos nesse impasse. Ficamos sem usar o cartão que é um direito nosso".
O diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Cruz, afirma que os problemas identificados até o momento não tem a ver com o sistema da empresa. "80% a 90% dos casos que identificamos é de mudança de escola; a escola não enviou a lista de frequência ou de matrícula em tempo hábil; tem caso de chip queimado; encontramos situação de desatualização do validador".
A orientação é que os estudantes procurem a escola e confirmem se o seu nome está incluído na lista.
De acordo com o DFTrans, as escolas particulares, Universidade de Brasília e Instituto Federal de Brasília tem até hoje para entregar a lista de frequência para atualização do mês de agosto. O DFTrans diz que já mandou as orientações de como anexar a lista de forma correta a todas as instituições.
Clique no player acima e ouça a entrevista.