Sindicatos avaliam recorrer a justiça contra o parcelamento dos salários dos servidores anunciados pelo Governo do Distrito Federal.
O presidente do Sindicato dos Servidores do GDF, Sindser, André Luiz Conceição, afirma que o governo sacrifica os servidores. Já o diretor do Sindicato dos Professores, Sinpro, Cláudio Antunes, afirma que existe falta de gestão por parte do governo.
O parcelamento dos salários foi anunciado pelo governador Rodrigo Rollemberg, nessa segunda-feira, como solução para o caso de o Governo Federal não repassar a compensação previdenciária devida ao DF.
A proposta prevê o pagamento integral dos salários no quinto dia útil aos servidores que recebem até R$ 7,5 mil líquidos, o que representa 78% da folha.
Quem tem salário acima desse valor, vai receber 80% do pagamento no 5º dia útil e o restante até o 15º dia. Os servidores da segurança pública vão ficar de fora do parcelamento, por serem custeados pelo Fundo Constitucional.
O Governo anunciou ainda outras medidas, como o contingenciamento de R$ 544 milhões do orçamento e a proposta de uma reforma na previdência do GDF.
Também é destaque no Repórter Nacional - Brasília:
- Não dar passagem para carros de urgência pode render multa
- Motoristas não poderão usar faixas exclusivas de ônibus fora do horário de pico
- Polícia Civil faz busca na casa de ex-secretário de saúde
Ouça essas e outras notícias no player: