Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Produtores rurais vão poder utilizar água da bacia do Pipiripau

Proposta da Adasa foi aprovada pela Caesb, Emater, Secretaria de Agricultura, Cooperativa Agrícola de Planaltina e Agência Nacional de Águas

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 26/10/2017 - 15:17

Uma proposta da Adasa para locação de água na Bacia do Pipiripau foi aprovada em reunião com produtores rurais, Caesb, Emater, Secretaria de Agricultura, Cooperativa Agrícola de Planaltina e Agência Nacional de Águas.

Três grupos utilizam a água do ribeirão Pipiripau: a Caesb; os produtores rurais, que recebem a água pelo canal Santos Dumont, e os agricultores localizados acima do canal. Pelo acordo, a cada oito dias, os produtores do canal Santos Dumont vão receber água durante um dia para armazenar em seus reservatórios. Enquanto isso, a Caesb e os produtores que retiram água diretamente do Pipiripau vão interromper suas captações.

Nos outros sete dias, o canal vai permanecer fechado e a Caesb vai poder captar água para abastecer com segurança a população de Planaltina e Sobradinho. Os demais produtores rurais também poderão retirar água do ribeirão Pipiripau obedecendo as restrições de horário estabelecidas previamente. Segundo a Adasa, o canal Santos Dumont ficará aberto das 18h deste sábado (28) até domingo (29), neste mesmo horário.

Neste período, os produtores do canal que estão sem receber água desde o dia 20, poderão encher seus reservatórios. Depois, o canal Santos Dumont ficará fechado por uma semana. Durante as 24 horas em que o canal estiver aberto, a Caesb vai suspender o abastecimento de Planaltina e Sobradinho. A população será comunicada sobre o corte de água com antecedência. Depois dessas 24 horas, o abastecimento será retomado nas duas cidades e continuará por uma semana.

Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional - Brasília.

Ouça também nesta edição:

- Grupos criminosos atuavam como máfia funerária no DF

 

Criado em 26/10/2017 - 15:23

Mais do programa