Nesta terça-feira (24), o chefe de gabinete da prefeitura de Alto Paraíso, Moisés Nunes, anunciou que espera controlar o incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda nesta semana. Duas linhas do fogo foram controladas, na região do Rio das Cobras e perto do Morro da Baleia. Outros dois locais ainda têm incêndio forte: ao norte do parque e na região de São Miguel.
Ouça o Repórter Nacional - Brasília no player abaixo:
O combate ao incêndio conta com mais de 100 trabalhadores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que administra o parque nacional, e também do Ibama, Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, além de uma rede de voluntários. A operação também usa helicópteros do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, dos Bombeiros de Goiás e da Polícia Militar do Distrito Federal.
O chefe de gabinete da prefeitura de Alto Paraíso informou que os animais feridos são resgatados por uma equipe do Jardim Zoológico de Brasília.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é refúgio de espécies, como o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada, que é o maior mamífero carnívoro da América do Sul. O parque é composto por formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d'água, e rochas com mais de um bilhão de anos. Neste ano, o governo federal ampliou a área protegida da Chapada dos Veadeiros de 65 mil hectares para 240 mil hectares.
Saiba mais
ICMBio: incêndio que já atinge 22% da Chapada dos Veadeiros foi criminoso
Incêndio já atingiu quase 15% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros