Dezembro e janeiro são os meses que as doações de leite humano caem por conta das festas de Natal, Ano Novo e férias. Para tentar diminuir o impacto dessa queda, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem feito uma campanha para incentivar novas doadoras de leite .
Dados preliminares da Secretaria apontam para 15.154 litros de leite humano coletados de janeiro a novembro de 2017 no DF. Foram ao todo 5.258 mães doadoras e 9.676 bebês que receberam leite materno.
A expectativa da Secretaria de Saúde e dos Bancos de Leite é que até o fim de 2017, o DF consiga superar o número de doadoras do ano passado que foi de 5.381 doadoras.
Um pote de leite doado pode alimentar até 10 bebês. O DF tem uma média de 55 mil partos por ano e uma média de 10% das mães tornam-se doadoras. Esse número pode aumentar e melhorar ainda mais a capacidade de atendimento dos bancos de leite.
As mães interessadas em doar podem entrar em contato pelo telefone 160, opção 4; pelo site amamentabrasilia.saude.df.gov.br; ou pelo aplicativo Amamenta Brasília.
Para saber como se cadastrar para tornar-se doadora, bem como ter orientações de como fazer a coleta e o armazenamento do leite materno, as mães podem acessar o site saude.df.gov.br
Confira também nesta edição do Repórter Nacional - Brasília (12h) desta quinta-feira (28):
- Grandes produtoras de lixo serão obrigados a por tratar resíduos