Brasília completa 58 anos neste sábado. Na memória de Maria Estela, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, estão vivos episódios que envolveram a construção da cidade que viria a ser a futura capital do Brasil.
Nascida em Montes Claros, Maria Estela Kubitschek de Oliveira, foi adotada pelo ex-presidente e sua esposa Sarah Kubitschek quando tinha 5 anos de idade. Ela cresceu muito unida à família, principalmente à irmã Márcia.
Em entrevista à TV Brasil no Rio de Janeiro, Maria Estela falou sobre episódios do período que antecedeu a inauguração de Brasília. Em um comício na cidade goiana de Jataí, durante a campanha para presidente da República, JK afirmou que iria assumir a construção da capital assim que fosse eleito.
Quando venceu as eleições, cumpriu o que havia dito. Maria Estela salienta que o pai enxergava o Brasil não apenas como um país de importância regional, mas com relevância mundial. Por isso, o concurso para o projeto urbanístico e dos edifícios foi lançado internacionalmente – e conquistado por dois brasileiros: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Maria Estela lembra que JK foi ousado quando marcou uma data para inaugurar a futura capital, 21 de abril de 1960.
A filha de JK relata episódios irônicos, como de porteiros que barravam o próprio presidente - e o arquiteto Niemeyer - quando eles visitavam os canteiros de obra.
Ela acrescenta que, sempre que era possível, Juscelino fazia questão de levar a família para Brasília, para também acompanharem a construção da futura capital. Décadas depois, a arquiteta Maria Estela Kubitschek ajudaria Dona Sarah na construção do Memorial JK, erguido no canteiro central do Eixo Monumental, em Brasília. Ela segue se dedicando à manutenção do local.
Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:
- Confira onde vai faltar água nesta sexta-feira (20)
- Caesb é multada em mais de R$ 1 milhão por começar racionamento em regiões não autorizadas