Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quatro partidos perderam representação na Câmara Legislativa

Deputados distritais do PTB, PPS, Podemos e PSDB trocaram de legenda e os partidos agora não tem mais nenhum parlamentar na Casa

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 10/04/2018 - 11:51

Deputados distritais do PTB, PPS, Podemos e PSDB usaram a janela partidária e trocaram de legenda para as próximas eleições. Agora esses quatro partidos não têm mais nenhum parlamentar na casa.

Com isso, a Câmara Legislativa do DF fica representada por doze partidos e 24 deputados, o que significa uma média de dois por legenda. O troca-troca coloca em cheque a questão da fidelidade partidária e, mais ainda, a convicção ideológica da legenda. Mas, para o professor de Direito Eleitoral da Universidade de Brasília, Bruno Rangel, a mudança de partidos sustenta o interesse pessoal do político.

Assim, dos 24 deputados, treze podem ser considerados da base do governo. Bruno Rangel acredita que isso não pode ser muito definido, porque cada deputado costuma agir com suas próprias convicções, na Câmara Legislativa. O professor destaca que, apesar de não haver definição sobre como cada deputado vota na câmara, o importante é manter o compromisso com os projetos e promessas com os quais foi eleito.

As legendas PR, PDT, PT e MDB são as que têm mais representação na casa, com três deputados para cada. Em seguida vêm, com dois deputados por legenda, o PSD, PRB, PROS e o PSB, partido do governador Rodrigo Rollemberg.

Entre os 24 parlamentares distritais, seis aderiram à janela e trocaram de partido. Com isso, ganham MDB, PSD, PP, PROS, PR e PRB. O PP, que não tinha representante na casa, agora tem a deputada Celina Leão. O partido do presidente da Câmara, Joe Valle, é o PDT, que continua com o deputado Reginaldo Veras e ganha o distrital Cláudio Abrantes, que não tinha legenda. E o PSDB fica sem parlamentar na casa. É que Rogério Negreiros, até então PSDBista, deixou a legenda e se filiou ao PSD.

Ouça o Repórter Nacional - Brasília (7h40) desta terça-feira (10):

 

Confira outros destaques:

- Recém-nascido encontrado numa parada de ônibus no Riacho Fundo está bem de saúde

- Projeto que altera Lei do Silêncio deve ser votado hoje na Câmara Legislativa

Criado em 10/04/2018 - 11:55

Mais do programa