Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Lei Maria da Penha completou doze anos na terça-feira

Brasília e Águas Claras estão entre as 10 regiões administrativas com mais denúncias de crimes contra mulheres

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 08/08/2018 - 09:29

Ceilândia é a região do Distrito Federal com o maior número de ocorrências de violência doméstica, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF. No primeiro semestre deste ano foram 1.161 casos registrados. Número 7% maior que os 1.082 computados no mesmo período de 2017.

Planaltina e Samambaia também têm altos índices de violência contra a mulher. Além disso, Brasília e Águas Claras estão entre as dez cidades com mais denúncias de crimes.

Noventa por cento das vítimas de violência doméstica no Distrito Federal são mulheres entre 18 e 30 anos. As denúncias envolvem violência física, como brigas, homicídios e tentativas de homicídios; violência moral e psicológica, como injúria, difamação e ameaça; além da violência sexual, que inclui estupro tentado e consumado. Todos esses crimes estão previstos na Lei Maria da Penha, que completou 12 anos na terça-feira (07).

A polícia investiga a morte de uma mulher que teria caído do terceiro andar de um prédio na Asa Sul, nessa segunda-feira (06). O marido da vítima foi preso, suspeito de matar a companheira no imóvel do casal.

Outro caso que mobilizou a cidade foi o da funcionária do Ministério de Direitos Humanos, Janaína Roma, morta a facadas pelo ex-companheiro, no mês passado.

Todos os autores das 7.169 ocorrências de violência doméstica do primeiro semestre de 2018 foram identificados. Seis por cento deles foram reincidentes, ou seja, já haviam agredido as mulheres em outras ocasiões.


Confira outros destaques do Repórter Nacional - Brasília:

- Saiba a previsão do tempo para esta quarta-feira.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:

Criado em 08/08/2018 - 09:31

Mais do programa