Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rollemberg termina campanha com dívida de mais de R$ 1 milhão

De acordo com a lei eleitoral, dívidas eleitorais não quitadas podem ser assumidas pelo partido

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 20/11/2018 - 10:09

Em prestação de contas à Justiça Eleitoral, o candidato derrotado e atual governador, Rodrigo Rollemberg do PSB, terminou a corrida ao Buriti com uma dívida de um milhão 384 mil reais. Entre as despesas, estão gastos com produção de programas de rádio e televisão, serviços prestados por terceiros, publicidade, locação de veículos e atividades de militância e mobilização de rua.

De acordo com a lei eleitoral, dívidas eleitorais não quitadas podem ser assumidas pelo partido, mas para isso é preciso um acordo formalizado.

O cenário da campanha de Rollemberg é o oposto da situação do governador eleito, Ibaneis Rocha, do MDB, que terminou a campanha com uma sobra de R$ 171 mil. Ibaneis arrecadou 6 milhões 126 mil reais na campanha e gastou 5 milhões e 900 mil. Grande parte do dinheiro arrecadado – 3 milhões e 700 mil reais – foram recursos próprios do candidato. Já entre as despesas estão gastos com produção de programas de rádio e TV, publicidade por material impresso, jornais e revistas, atividades de militância e mobilização de rua e contratação de pesquisas eleitorais.

Os gastos das campanhas serão agora analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF. De acordo com a lei, todos os candidatos devem prestar conta. Aquele que não apresentar a declaração, fica impedido de obter certidão de quitação eleitoral e não poderá ser diplomado, caso tenha vencido a disputa.

Ouça o Repóter Nacional - Brasilia (7h20) desta terça-feira (20):

Criado em 20/11/2018 - 10:24

Mais do programa